Um estudo da Technavio sobre o mercado de vending machines, mostrou um crescimento global de 17% entre 2018 e 2019, com projeções bastante positivas para o cenário de 2020 a 2024 (potencial estimado em USD 9.82 bilhões). O aumento da adoção do autosserviço foi justificado no estudo por alguns fatores determinantes: não requerem a intervenção de vendedores, pessoal de suporte, staff, gerente e outros; reduzem custos e operam 24/7 ao longo do ano; criam uma nova experiência de venda e aumentam a satisfação do cliente.
Também apontou para o crescimento diferenciado do segmento em diferentes áreas do globo, conforme demonstrado no mapa a seguir, sendo em verde as regiões com crescimento acelerado e em cinza as regiões com crescimento lento.
Global vending machine market.
Em: https://www.technavio.com/report/vending-machine-market-industry-analysis
NOTA: Segundo o estudo, em 2018, 42% do crescimento do mercado se concentrou nas américas seguido por EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e APAC (Ásia e Pacífico). Embora APAC tivesse apresentado o menor crescimento, foi expressiva a participação do Japão, China e Coréia do Sul no cenário global.
Embora as projeções caiam por terra frente a forte retração do mercado global, proporcionada pela pandemia do Covid-19, é válido pensarmos nas motivações para o rápido crescimento do autosserviço em algumas regiões, bem como nos cenários projetados para as vendings, diferenciadas entre as denominadas “inteligentes” e as “tradicionais”.
As vending machines tradicionais são aquelas mais simples, que apenas dispensam os produtos e utilizam dinheiro e moeda para a compra. Estas estão relacionadas ao crescimento mais lento do setor. Já as inteligentes apresentam capacidade mais complexa como a gestão da operação e do inventário, gestão da transação, do software e da plataforma, disponibilização dos dados de consumo. Ainda possuem compatibilidade com softwares para disponibilização de dados (telemetria), pagamento com outros modais, e informação em tempo real, permitindo ao operador acompanhar as vendas diárias, planejar seu estoque e efetuar análises de consumo, podendo inclusive traçar o perfil dos seus consumidores. São as máquinas responsáveis pelo crescimento acelerado do setor em algumas regiuões do globo.
Outro ponto discutido foi a evolução do sistema de pagamentos. Houve um aumento exponencial de transações em vendings machines por métodos digitais e sem dinheiro. Para o operador, torna-se uma vantagem vender sem dinheiro. É possível oferecer descontos em compras, ofertas, fidelização e mesmo fazer propaganda de produtos. Tais mecanismos são melhor explorados em máquinas inteligentes.
Fonte:
https://apnews.com/bf8ad8f7f36d4c2aaf7fee66ceb4c7f2
https://www.businesswire.com/news/home/20181203005602/en/
A QAB possui uma gama de máquinas inteligentes para você, que quer iniciar ou ampliar a sua operação em autosserviço. Fale conosco!
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!